terça-feira, 7 de agosto de 2012

Old But Gold - Skill Drain

 E ae galera, beleza? 

Antes de mais nada gostaria de me apresentar: Meu nome é rafaed e sou o novo redator do quadro Old But Gold. E para começar minha série de posts eu escolhi uma carta que pode ferrar com grande parte dos decks mais usados, a carta armadilha Skill Drain.



Pague 1000 Pontos de Vida. Os efeitos de todos os monstros virados pra cima no campo são negados enquanto permanecerem virados para cima no campo (seus efeitos ainda podem ser ativados).


Comparado aos textos de outras cartas o dessa é bem simples, mas isso não impede essa carta de ser altamente destrutiva. Inzektors, Wind-Ups, Gadgets, Lightsworns, talvez Six Samurais e vários outros decks são quase que completamente destruídos pela simples ativação dessa carta, afinal grande parte do poder desses decks citados é o poder dos efeitos dos seus monstros, seja ele para destruição (Inzektors, Lightsworns, etc.), invocar vários monstros em um turno (Six Samurai, Wind-Ups, Gadget, etc.) e tantas outras estratégias baseadas em efeitos de monstros. Mas, mesmo com Skill Drain ativada, efeitos podem ser ativados, mesmo eles sendo depois negados; dessa maneira vários monstros podem "trapacear" a Skill Drain por terem como custo tributarem a si mesmos para ativarem seus efeitos, um exemplo desses monstros é o também antigo Exiled Force. O motivo dos efeitos desses montros ativarem é porque eles resolvem no cemitério, ou seja, fora do campo de ação de Skill Drain. Mas não são todos os decks afetados por Skill Drain; HERO, Dark World e Chaos Dragons podem rodar muito bem sob o efeito de Drain já que eles focam em efeitos que ativam no cemitério ou tem alto poder de ATK, podendo focar apenas na força bruta.


Prós:

  • A sua já citada capacidade de estragar estratégias inteiras do adversário.
  • Negar efeitos negativos de seus monstros. Por exemplo a fraqueza dos Malefics de precisar ter uma carta Field no campo e não deixar outros monstros atacarem.
  • Por ser uma carta armadilha pode ser ativada como resposta à invocação de monstros do oponente, provavelmente deixando-o com um monstro em campo indefeso com pouco ATK.
Contras:

  • Por ser uma carta armadilha contínua é alvo fácil de Mystical Space Typhoon, Heavy Storm e qualquer outra carta que destrua cartas mágicas e armadilhas.
  • O pagamento obrigatório de 1000 pontos de vida faz essa carta virar um potencial dead draw em partes mais avançadas do duelo.
  • Se você ativar ela e levar Typhoon você terá pago 1000 LP a toa.
  • Não afeta o cemitério, deixando assim que cartas como Sangan, Thunder King Rai-Oh, o Trio de Pedra Koa'Ki Meiru, os Dark World e vários outros não sejam afetados por essa carta.

Bem, após falar sobre ela, seu efeito, seus pontos positivos e negativos vou passar para vocês alguns decks em que Skill Drain  tem papel crucial:

14 Monstros
[2] Gravekeeper's Commandant
[2] Thunder King Rai-Oh
[2] Ancient Gear Gadjiltron Dragon
[3] Malefic Stardust Dragon
[3] Malefic Cyber End Dragon
[2] Effect Veiler


13 Mágicas
[1] Heavy Storm
[2] Pot of Duality
[3] Terraforming
[2] Forbidden Lance
[2] Necrovalley
[3] Geartown

13 Armadilhas
[3] Compulsory Evacuation Device
[2] Bottomless Trap Hole
[3] Skill Drain
[2] Solemn Warning
[1] Solemn Judgment
[2] Dark Bribe

SIDE
[3] D.D. Warrior Lady
[1] Thunder King Rai-Oh
[1] Cyber Dragon

[2] Royal Tribute
[2] Mystical Space Typhoon
[2] Prohibition

[1] Dimensional Prison
[2] Chain Disappearance
[1] Eradicator Epidemic Virus

EX DECK
[1] Chimeratech Fortress Dragon
[3] Cyber End Dragon

[1] Ally of Justice Catastor
[1] Magical Android
[3] Stardust Dragon

[1] Gem-Knight Pearl
[1] Steelswarm Roach
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Number 39: Utopia
[1] Hieratic Sun Dragon Overlord of Heliopolis
[1] Number 15: Gimmick Puppet - Giant Killer


Esse deck ganhou um torneio OCG com, mais ou menos, 100 participantes e tem uma pegada anti-meta bem forte, focando em limitar as jogadas do adversário enquanto o bombardeia com monstros com ATK muito alto.

Deck: Rock Stun
3x Block Golem
1x Neo-Spacian Grand Mole
3x Koa'Ki Meiru Wall
3x Koa'Ki Meiru Sandman
3x Koa'Ki Meiru Guardian
3x Gogogo Giant
1x Gaia Plate the Earth Giant

3x Pot of Duality
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
2x Forbidden Lance
3x Mystical Space Typhoon

3x Skill Drain
2x Compulsory Evacuation Device
2x Torrential Tribute
2x Solemn Warning
1x Solemn Judgment
1x Starlight Road
3x Call of the Haunted

Extra:
15 x Rank 4 Staples

Esse deck foca em deixar o oponente sem ação já que o efeito dos 3 Koa'Ki Meiru podem ser ativados sob Skill Drain deixando o oponente sem ação, pois mesmo que um Koa'Ki seja tributado não vai demorar muito para ele retornar a campo, pois 3 Block Golem, Monster Reborn e 3 Call of the Haunted realizam a tarefa de trazê-los de volta ao campo para poder negar mais cartas com eles.


Deck: Normal Stun


3x Gene-Warped Warwolf
3x Gladiator Beast Andal
3x Gemini Elf
3x Insect Knight
2x Gem-Knight Garnet
3x Gem-Merchant


3x Pot of Duality
3x Heart of Underdog
3x Heat Wave
1x Dark Hole
1x Faustian Bargain~
2x Mystical Space Typhoon
1x Monster Reborn


3x Skill Drain
2x Solemn Warning
2x Compulsory Evacuation Device
2x Torrential Tribute
1x Solemn Judgment


Extra: 15 Xyz Rank 4


Esse deck foca na força bruta dos monstros normais auxiliados pelo Gem-Merchant que dá um respeitável boost de 1000 ATK para qualquer monstro normal EARTH que são muitos nesse deck. Heart of Underdog proporciona um respeitável draw power e Heat Wave ajuda a controlar as jogadas do oponente. As armadilhas servem para parar as jogadas que oponente tente fazer com Compulsory, Torrential e as Solemns. Se você quiser você pode adicionar Rescue Rabbit ao deck para dar mais poder de fogo ao deck já que o coelho funciona sob Skill Drain.






Bem, existem muitas outras decklists em que Skill Drain se encaixa então eu escolhi apenas algumas para vocês verem o enorme potencial que essa carta tem. Afinal não é qualquer carta que pode acabar com estratégias inteiras e fazer o oponente rezar por Heavy Storm ou Mystical Space Typhoon xD.

Bem, esse foi meu 1º post aqui (o primeiro de muitos eu espero :D) e desculpe se não foi muito bom, ainda tenho que me acostumar novamente a postar para blogs lol. Qualquer erro que você tiver notado ou sugestão para o próximo post é só colocar nos comentários, para assim eu saber onde eu errei e melhorar cada vez mais a qualidade dos meus post :D


Um comentário:

Derp disse...

Muito bom cara ;D